Nesta página encontras todas as respostas às questões mais frequentes sobre o Concurso Nacional de Ideias «Fantásticos da Natureza»?
É um concurso promovido pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza e destina-se a todos os alunos que frequentem o ensino público e privado em Portugal, do ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário.
Conta com o apoio formal do Ministério da Educação, através da DGE - Direção-Geral de Educação e da DGEstE – Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, do Ministério do Ambiente, através da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Pretende-se premiar os melhores textos criativos com histórias temáticas relacionados com cada uma das 14 áreas protegidas englobadas e selecionar as melhores ilustrações para as quatro mascotes propostas que poderão ser utilizadas de futuro em qualquer iniciativa de sensibilização em Portugal promovida, quer pela QUERCUS quer pelos seus parceiros institucionais, nomeadamente a APA, o ICNF, a DGESTE e a DGE.
Pretende-se ainda, publicar um livro para cada uma das 14 áreas protegidas com a compilação das melhores histórias apresentadas.
As escolas e agrupamentos escolares passarão a dispor de um conjunto de instrumentos/ferramentas pedagógicas diretamente relacionadas com as área protegidas de Portugal Continental.
O presente concurso divide-se em duas categorias distintas: a categoria «Conta-me uma história» e a categoria «Os Fantásticos da Natureza».
A primeira é uma categoria de texto criativo, destinada à elaboração de histórias temáticas sobre cada uma das áreas protegidas do território nacional, agrupadas em cinco escalões de ensino: Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário.
A segunda é uma categoria de ilustração e desenho criativo, de âmbito nacional, destinada à criação de quatro mascotes: a mascote da Proteção dos Habitats (defesa dos habitats e do património); a mascote da Proteção da Fauna (sensibilização sobre a fauna existente nas áreas protegidas); a mascote da Proteção da Flora (sensibilização sobre a flora existente nas áreas protegidas); a mascote da Sensibilização Ambiental (promoção da sensibilização ambiental, das boas práticas e do Turismo de Natureza sustentável).
Podem candidatar-se todos os jovens com residência em Portugal Continental e que frequentem qualquer estabelecimento de educação ou formação, reconhecido pelos organismos competentes, matriculados num dos graus de ensino abrangidos pela escolaridade mínima obrigatória, assim como os níveis de qualificação profissional equivalentes.
Não podes ter idade superior a 21 anos, à data de início do ano letivo ou equivalente.
Podes apresentar as tua(s) candidatura(s) individualmente ou em grupo.
Podes candidatar-te a cada uma das categorias, ou às duas.
Podes apresentar mais do que uma candidatura ao concurso, mas deves enviá-las separadamente.
Não há qualquer limite ao número de propostas apresentadas por participante.
Deves consultar o regulamento disponível em Regulamento
Deves consultar o regulamento disponível em Regulamento
Todos os trabalhos a concurso deverão ser enviados através do formulário online disponibilizado no sítio da QUERCUS
Em alternativa, os trabalhos a concurso poderão ser enviados em suporte digital para o email do concurso: concurso@fantasticosdanatureza.pt
Podes ainda enviar os teus trabalhos a concurso por correio registado, em suporte digital (CD/DVD ou USB), para: QUERCUS – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Centro Associativo do Calhau - Bairro do Calhau - 1500-045 Lisboa
O prazo de apresentação de propostas para ambas as categorias decorre desde as 09:00h do dia 13 de março de 2017, até às 23:00h do dia 12 de maio de 2017.
vencedoras de cada escalão serão selecionadas para integrarem o livro de histórias, na categoria “Conta-me uma história” que será publicado, para cada área protegida. Todas as propostas premiadas em cada escalão serão igualmente publicadas em suporte digital no sítio dos Fantásticos da Natureza.
Na categoria “Fantásticos da Natureza” as propostas vencedoras de cada mascote serão selecionadas para serem animadas digitalmente, sendo posteriormente utilizadas como personagens de uma série didática de animação que a QUERCUS irá desenvolver para as 14 áreas protegidas identificadas.
As mascotes selecionadas serão igualmente utilizadas num jogo didático interativo que a QUERCUS irá desenvolver para as 14 áreas protegidas identificadas.
As mascotes selecionadas serão também utilizadas para publicações em suporte digital no sítio dos Fantásticos da Natureza.
Os participantes de todas propostas premiadas em cada escalão/categoria receberão um diploma de mérito emitido pela QUERCUS e validado pelos seus parceiros.
As melhores propostas premiadas em cada escalão/categoria, a nível nacional, receberão ainda um prémio adicional.
O Júri Nacional será composto por 7 (sete) membros. Este painel incluirá um(a) representante da QUERCUS, que preside e tem voto de qualidade, um(a) representante da DGE - Direção-Geral de Educação, um(a) representante da DGEstE – Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, um(a) representante da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, um(a) representante do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e duas personalidades de reconhecido mérito.
Para avaliação das propostas apresentadas na categoria «Conta-me uma História», existirá um Júri Regional, por cada uma das áreas protegidas, composto por dois membros do(s) Núcleo(s) Regionais mais próximo(s) da QUERCUS, um representante da área protegida e duas personalidades de reconhecido mérito na região.
O Júri baseia a sua avaliação nos critérios de criatividade, originalidade e na demonstração de competências artísticas, tendo em conta a idade de cada participante.
A decisão do Júri deverá ser anunciada até 5 de junho de 2017.
As propostas premiadas em ambas as categorias serão comunicadas por telefone, mail e/ou correio registado.
Acompanha-nos nas redes sociais.